Acompanhe

segunda-feira, 30 de abril de 2012

BAIANO É TOLO, NEGRO E IGNORANTE, DIZ DICIONÁRIO.


Dezenas de leitores do A Região, enviaram emails protestando contra um dos significados que o dicionário Antonio Houaiss atribui à palavra "baiano". Ele lista como sinônimo "tolo, negro, mulato, ignorante". Houaiss faz a ressalva de que este é um uso pejorativo da palavra. O problema é que esta descrição não existe nos outros dicionários e não se vê ninguém usando este significado para "baiano". Para a leitora Janete Villar, por exemplo, "o carioca e lexicologista Antônio Houaiss mostrou todo o preconceito que o Rio de Janeiro tem injustificadamente contra os baianos". Ela acrescenta que "o dicionário mostra ignorância". Janete, e muitos outros leitores de A Região, acham que o dicionário Houaiss deveria ser banidos das escolas baianas. 
FONTE - REDE BRASIL DE NOTÍCIAS

Um comentário:

  1. Foram os Baianos que Ensinaram os Paulistas a Trabalhar
    O termo caipira, segundo o Houaiss, designa o habitante de parte da região Sudeste, especialmente São Paulo. Indivíduo simplório, de origem rural e pouca instrução.
    A melhor caracterização do caipira foi o personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato. O grande escritor era natural do interior de São Paulo e sabia o que falava. O inesquecível Mazaropi também interpretou personagens (inclusive Jeca Tatu) abordando a preguiça e a ignorância dos paulistas do interior.
    Na primeira metade do século 20 e boa parte da segunda, muitos baianos e nordestinos migraram para São Paulo, fugindo da seca e em busca de trabalho. Os prédios e avenidas da capital paulista foram, em grande parte, construídas por baianos, transformando a cidade na grande metrópole que é hoje.
    Nas décadas de 1980/90, a Bahia investiu maciçamente em irrigação. A migração se inverteu. Fazendeiros do Sul e Sudeste buscam agora usufruir da infraestrutura baiana, junto com muitas indústrias, que não se instalam mais em São Paulo.

    ResponderExcluir

comente aqui, e em breve postaremos sua mensagem

tv por assinatura