Acompanhe

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PT, PSD e PP elegem maioria dos prefeitos


Os três principais partidos da base aliada do governo prevaleceram nas urnas e elegeram a maioria dos prefeitos baianos. O PT conquistou uma maior capilaridade no estado e foi o campeão em número de prefeituras, com 92 prefeitos - número que ainda pode chegar a 94, caso o partido vença  em Salvador e Vitória da Conquista, onde haverá segundo turno.
O novato PSD, do vice-governador Otto Alencar, debutou nas urnas em grande estilo e já se firmou como o segundo partido com mais prefeituras na Bahia: ao todo serão 72 prefeitos filiados ao partido, com destaque para Porto Seguro e Simões Filho.
O PP do ex-ministro Mário Negromonte aparece como o terceiro partido com maior força, com 51 prefeituras. Como diferencial, o partido elegeu prefeitos de cidades importantes como Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié. O PDT e PSB também cresceram. O único ponto fora da curva, foi o PCdoB, que elegeu 19 prefeitos em 2008 e agora tem 13.
Na oposição, o PMDB foi partido com maior força, tendo eleito 44 prefeitos, com destaque para Jacobina e Casa Nova. O PSDB elegeu os futuros prefeitos de dez cidades, enquanto o DEM elegeu nove , dentre eles o de Feira de Santana, segundo colégio eleitoral do estado.  PMDB e DEM ainda disputam o segundo turno em Vitória da Conquista e Salvador.
Maioria - Levados em conta apenas os partidos que encabeçam as chapas, o bloco governista teve ampla maioria, conquistando 332 prefeituras, o que representa cerca de 80% dos 417 municípios baianos. As outras 85 prefeituras estarão nas mãos da oposição.
"O governador Jaques Wagner foi, sem dúvida, o maior vencedor destas eleições. Isso é resultado de uma gestão flexível e democrática como a dele", destaca a senadora Lídice da Mata, presidente estadual do PSB.
Os oposicionistas, contudo, relativizam o resultado do bloco governista. Presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, destaca que candidatos  oposicionistas tiveram um resultado que pode ser considerado expressivo para quem está fora do governo. "Além disso, perdemos algumas eleições com uma margem pequena de votos. Este é um espólio eleitoral que fica", destaca Lúcio.
Para o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, o PT foi derrotado nos principais centros urbanos das cidades. "Isso mostra um desgaste do modo petista de governar representado pelo governador Wagner".
Ainda segundo Aleluia, a maior parte das prefeituras conquistadas pelos partidos da base foram em pequenas cidades. "São cidades que têm dificuldade de ficar contra o governo. Mas na hora certa eles irão escolher o lado que é melhor para a Bahia".
Desempenho - Apesar da ampliação do número de prefeituras dos partidos da base, somente dois deles elegeram mais da metade dos candidatos a prefeito nestas eleições.
O PSD foi o destaque, elegendo 55,8% dos 129 prefeituráveis. O PSB também teve um desempenho relevante: elegeu 51,7% dos 58 candidatos a prefeito. A partir de 2013, os socialistas vão gerir 30 cidades baianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui, e em breve postaremos sua mensagem

tv por assinatura